Um certo jovem gostava muito de falar de DEUS, lia bíblia para se alimentar cada vez mais e freqüentador assíduo da sua igreja. Todo culto lá estava ele no primeiro banco ouvido a palavra de DEUS, mas não se conformava em ficar sentado no banco.
Por longos anos ele tinha estudado a palavra de DEUS, se santificado e se preparado para ser líder, para ministrar a palavra de DEUS e muitos já diziam que ele era um pregador nato . Mas parece que seu líder nunca olhava para ele ou via nele, aquilo que outras pessoas já viam.
Aquele jovem era o que mais atraia as pessoas para culto de jovens, ele pregava para pessoas na rua, mas seu líder nunca tinha o chamado para pregar nos cultos e as oportunidades que seu líder lhe dava eram para palavras rápidas.
Então o jovem triste e inconformado em ficar no banco, vendo que ele era reconhecido pelas pessoas como homem de DEUS, que nos lugares que ele ia era mais reconhecido que na sua própria igreja e que se não fosse ele arrebanhar as pessoas para culto, aquele cultos seriam vazio, decidiu questionar com seu líder. Por que seu líder nunca tinha dado a oportunidade de pregar uma palavra, sendo que ele vinha sendo preparado para isto e era ele quem mais trabalhava na obra.
Uma noite, após ver outro jovem pregar,se encheu de coragem, decidiu falar com o pastor e disse:
-Pastor, se eu tivesse ministrado no lugar do pregador de hoje, as pessoas veriam o que é pregação. As pessoas sairiam daqui avivadas por DEUS. O senhor veria pessoas caindo no chão pelo poder de DEUS e muitas sendo curadas.
O líder do jovem ouvindo isto se calou por uns minutos, e olhando para o jovem, disse:
- Então se prepara, pois no próximo sábado você vai ver DEUS agir e você vai pregar. Creio que será de DEUS esta pregação sua, já está na hora de você subir ao púlpito e pregar de verdade.
Aquele jovem saiu da igreja, alegre e pulando. Não podia esperar pela próxima reunião e pelo dia que DEUS o usaria tremendamente. Finalmente ele ia pregar em sua igreja, finalmente ele ocuparia o lugar onde ele sempre quis estar, mas sempre fora impedido por seu líder .
O jovem passou a semana toda orando, jejuando, estudando a pregação que ele pregaria naquele culto. Falando a si mesmo, que aquela noite prometia e que DEUS o usaria tremendamente para falar com aqueles jovens.
Chegou o culto, aquele jovem chegou mais cedo, sentou no lugar de costume e começou a orar pelo andamento do culto como sempre fez.
Depois do louvor, seu pastor chamou para subir ao púlpito e ministrar a palavra que havia preparado. Ele subiu aquelas escadas crendo que DEUS o usaria e que aquela noite seria marcada, pelo dia que DEUS o usou tremendamente para falar com seus irmão.
Ele disse a Paz do Senhor, abriu a bíblia, leu versículo chave da palavra e começou a ministrar. Mas depois de uns minutos, nada estava acontecendo, os jovens continuavam calados e aquele templo estava frio. Até que chegou uma parte da ministração, onde ele percebeu que nada do que tinha planejado pregar, havia sido dito e DEUS o tinha abandonado naquele dia encima do púlpito.
Vendo que continuar pregando seria forçar a barra, concluiu a mensagem e orou, depois desceu do púlpito de cabeça baixa, se sentindo um fracassado e humilhado na frente das pessoas.
Vendo que continuar pregando seria forçar a barra, concluiu a mensagem e orou, depois desceu do púlpito de cabeça baixa, se sentindo um fracassado e humilhado na frente das pessoas.
Quando o jovem entregou o microfone para seu líder, simplesmente disse:
- Pastor, eu tinha preparado uma ótima pregação, eu orei e jejuei, mas nada do que preparei e o que pensava que seria, aconteceu. Não entendo o que aconteceu e onde foi parar aquela unção que achava que tinha. Eu vejo que não estou pronto para pregar e ser como o senhor é.
O Pastor pegou deu uma abraço no jovem, e disse assim:
- Filho, se você tivesse subido no púlpito da mesma forma que desceu do púlpito agora. Se pregasse a palavra com esta mesma humildade que acabou de confessar , se deixasse seu eu, como acabou de deixar agora, posso-te dizer que aconteceria o que você tanto sonhou . Agora eu te digo, que você esta preparado para ser um grande pregador e aprendeu a maior lição que temos que aprender. “É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)“
- Infelizmente esta lição você teve que aprender desta forma triste. Eu via que você era um grande homem de DEUS e que se esforçava em ser um pregador, mas via que ainda não estava pronto, pois ainda não havia aprendido a esperar o tempo certo e nem que temos que ser homens de DEUS não é só num púlpito, as pessoas precisam te ver como homem de DEUS sentado no banco, fazendo a diferença. Subir ou não subir num púlpito, nunca vai dizer se você é usado por DEUS ou não, mas sim a sua intimidade com DEUS e a forma que você vai reagir aos diversos desafios que vida te impõe.
Gustavo Lisita